investigação

Investigação

Parcerias com Academia  

 

  • Faculdade de Motricidade Humana – Projeto Brincar Lá Fora. Teve por objetivo a transformação e uso do espaço exterior da Creche TorreGuia enquanto espaço de jogo e de aprendizagem com uma cultura lúdica mais diversificada, estimulante e desafiante, e com características mais naturais. Foi adoptada uma metodologia multidisciplinar que cruza a formação pedagógica, observação de comportamento lúdico infantil, práticas de supervisão do comportamento lúdico, organização de contextos espaciais lúdicos, design de espaços exteriores de jogo e de aprendizagem e dinâmicas participativas que envolveram pais e encarregados de educação.Leia aqui um artigo sobre o Projeto Brincar lá Fora publicado nos Cadernos de Educação de Infância nº 117 de Maio|Agosto 2019 da APEI 
  • Prochild Colab Against Poverty and Social Exclusion Association - Projeto Desenvolvimento e Educação em Creche. Projeto de investigação-ação com a duração de 3 anos que tem como objetivo promover o desenvolvimento e bem-estar de crianças entre os 0 e 3 anos de idade, atuando junto da organização creche, profissionais, famílias e crianças através de um modelo de avaliação, intervenção e formação em creche, que integra as recomendações internacionais sobre práticas de qualidade e estratégias de desenvolvimento da criança.
  • Fundação Aga Khan - Programa Construindo pedagogias participativas em creche familiar. Programa de formação e capacitação de amas e de outros cuidadores de crianças pequenas enquanto instituição convidada.
  • ISPA - Projecto Europeu Valchild. Assinatura do Memorando de Entendimento cujo objetivo principal é a criação de uma proposta de validação de competências, não formais e informais, no âmbito da primeira infância, englobando amas e futuras amas a par com a formação exigida pela ANQEP decorrente da lei.
  • Fundação Brazelton Gomes-Pedro – Formação da equipa de creche no Modelo relacional Toutchpoints cujos objetivos são • Ótimo desenvolvimento da criança • Famílias funcionais e saudáveis • Profissionais competentes e saudáveis • Comunidades fortes.
  • Fundação Aga Khan – Formação da equipe de creche no Modelo Pedagogia-em-Participação ao longo de 3 anos, cujo objetivo é promover o desenvolvimento profissional de todos os adultos que trabalham com as crianças, de forma centrada no quotidiano da ação educativa, pela transformação reflexiva e pela criação de intencionalidades educativas negociadas com a criança.